quarta-feira, 12 de junho de 2013

[Lição 8] Conjugação de verbos no presente e autoapresentação.

Olá!
Hoje vocês vão aprender a conjugar verbos no presente e também vão aprender como se apresentar em coreano.
Vamos lá!

Conjugar verbos em coreano é MUITO fácil:

Informal: Retire o 다 do verbo ( Ex: 먹다 > 먹 ) e adicione 어/아/여. Exemplo: 먹다 (Comer) > 먹어 (Como).

Polido: Retire o 다 do verbo e adicione 어요/아요/여요. Exemplo: 먹다 (Comer) > 먹어요 (Como).

Formal: Retire o 다 do verbo e adicione ㅂ니다 (Se o verbo termina em vogal) ou 습니다 (Se o verbo termina em consoante. Exemplo: 먹다 (Comer) > 먹습니다 (Como).

Vocês devem adicionar 아 e verbos que terminam em 아 ou 오.
Exemplo: 보다 > 봐
Quando o verbo termina em qualquer letra que não seja 아 ou 오 vocês devem adicionar 어.
Exemplo: 없다 > 없어
Quando o verbo termina em 하 vocês devem adicionar 여.
Exemplo: 사랑하다 > 사랑해.

"Mas não deveria ser 사랑하여?"
Quando algumas vogais estão juntas elas se unem:
아 + 아 = 아
오 + 아 = 와
우 + 어 = 워
이 + 어 = 여
어 + 어 = 어
여 + 어 = 여
하 + 여 = 해

Ok, agora que acabamos a parte dos verbos vamos para a parte da autoapresentação.
Essas são as frases que você pode usar na sua autoapresentação:

안녕하세요 = Olá
___ 입니다 = Eu sou (nome).
제 이름은 ___ 입니다 = Meu nome é (nome)
브라질에서 왔어요 = Eu vim do Brasil.
저는 __살이에요 = Eu tenho (idade) anos.
반갑습니다 = Prazer em conhecê-lo.
브라질 사람 입니다 = Eu sou brasileiro(a)
Glossário:
먹다 /meog.da/ = Comer.
사랑하다 /sa.rang.ha.da/ = Amar.
없다 /eopt.da/ = Não ter.

Essa é a lição de hoje.
Até o próximo post~



0 comentários:

Postar um comentário

 
;